O Boxe escrachado e caricata de Punch Out!!

O ano é de 1990, e lá, um Vagner com 7 anos de idade munido de um famiclone e o ímpeto de nocautear mais um adversário.

As minhas memórias do nintendinho são guardadas em um bloco especial do meu cérebro, uma espécie de memória ROM; faço questão disso. 3 anos antes, o jovem Mike Tyson unificaria os títulos dos peso-pesados e se tornaria o maior ícone do boxe de todos os tempos. Anexo a este sucesso, surgia para NES o cativante Mike Tyson’s Punch Out!!, título que tenho imensa identificação.

A razão pela qual me identifico tanto com esse jogo, é o fato de termos um protagonista que, fisicamente não parece intimidador mas tem uma determinação fora do comum. Eu sempre fui o baixinho da turma, meio cascudo, um pouco do que ele é. Little Mac com seus 1,47 de altura acompanhado de seu icônico treinador Doc, desafia os maiores (literalmente) e mais espalhafatosos adversários na sua escalada até o cinturão.

Resultado de imagem para punch out the world

Representados em sprites enormes, os oponentes possuem expressões faciais e movimentos muito engraçados, enfatizando tiques e jogo de pernas que precedem os golpes.
Os comandos são simples: esquiva, defesa, jabs de esquerda e direita, uppers e um super uppercut ao conseguir estrelas durante o combate, movimento essencial para avançar no game.

Seus reflexos serão testados como nunca e a cada nocaute a curiosidade de como será o próximo adversário só aumentarão, até que finalmente possa encarar oponente derradeiro que dá nome ao game. Mas não pense que chegará facilmente até lá, o nível de dificuldade é elevado e fará você arrancar um pouco dos cabelos até alcançar o triunfo.

Resultado de imagem para mike tyson's punch out

Figuras como Glass Joe, Von Kaiser e Piston Honda são os caras do primeiro de 4 circuitos a serem disputados, cada um com suas peculiaridades e habilidades. Algumas técnicas até passam bem longe das regras do boxe.

A trilha sonora pode não ser tão variada, mas a música tema é empolgante nos moldes de filme de superação esportiva dos anos 80, que com certeza fará seu coração bater mais rápido no ápice do combate.

Emplacar um jogo de boxe nunca foi tarefa fácil, na época havia carência de um diferencial. Ao meu ver, a Nintendo preencheu essa lacuna com a forma divertida que se desenrolam as lutas e principalmente o caracter design dos oponentes. Punch Out!! é um título que envelheceu bem graças a sua jogabilidade, tanto que o sistema de luta pouco mudou nos jogos que o sucederam sem demonstrar envelhecimento.

Resultado de imagem para wii punch out

Atualmente a franquia encontra-se em um hiato. Teve seu último jogo lançado em 2009 para Wii.  A esperança de um novo game surgiu depois que Little Mac reapareceu como personagem selecionável em Super Smash Bros. Mas até o momento, não há nem boatos. Claro que eu poderia também falar da versão Arcade e do ótimo Super Punch Out para SNES, mas minhas memórias de infância estão conectadas diretamente à essa versão que me divertiu por muitas e muitas horas na década de 90 e tem até hoje me ajudado a encarar as pancadas que a vida dá.

Leia mais textos autorais aqui.

Um velho ranzinza que mora num corpo jovem estragado. Oitentista/noventista crônico e adepto da low res. Pai babão, marido dedicado e cozinheiro estabanado quando dá na telha.

Vagner Oliveira

Um velho ranzinza que mora num corpo jovem estragado. Oitentista/noventista crônico e adepto da low res. Pai babão, marido dedicado e cozinheiro estabanado quando dá na telha.

%d blogueiros gostam disto: