Morre Stephen Hillenburg, o criador do Bob Esponja

Stephen Hillenburg, o animador que criou o Bob Esponja: Calça Quadrada, morreu nesta segunda-feira (27), aos 57 anos. Hillenburg morreu devido a Esclerose lateral amiotrófica, doença que ele foi diagnosticado em março de 2017. A doença ficou conhecida com o astrofísico Stephen Hawking e afeta o sistema nervoso, enfraquecendo músculos do corpo e lentamente paralisando o indivíduo.

“Estamos extremamente tristes com a notícia da morte de Steve Hillenburg”, escreveu representantes da Nickelodeon em um comunicado“Ele era um grande amigo e um enorme parceiro criativo para todos na Nick. Nossos corações estão com a família de Steve”. Na carta, o canal ainda relembra o senso de humor único e a inocência de Steve que levou alegria para gerações e gerações de crianças. “Seus personagens e o mundo da Fenda do Biquíni vão ficar como um lembrete do valor do otimismo, da amizade e do poder ilimitado da imaginação”, concluí o canal que foi uma segunda casa para o criador do Bob Esponja.

Nascido em 1931 no Oklahoma, nos Estados Unidos, Stephen Hillenburg era animador, cartunista e biólogo marinho. Além de criar o personagem, foi o roteirista dos dois filmes do Bob Esponja nos cinemas. A primeira faculdade cursada por Hillenburg foi em Planejamento de Recursos Naturais com ênfase em recursos do mar. Terminou sua graduação em 1984 e foi trabalhar como professor de biologia em um instituto marinho na Califórnia. Neste emprego, surgiu a ideia de escrever livros educativos com personagens originais para ensinar crianças sobre o mar. Esses personagens posteriormente se tornariam sua maior criação: o Bob Esponja.

A carreira como animador só começou em 1987, quando Hillenburg quis foi fazer mestrado em artes na Califórnia. No em que terminou a faculdade ele venceu um prêmio pelo melhor conceito de personagens em um curta.  No começo dos anos 90, conseguiu um emprego na Nickelodeon e trabalhou por três anos como roteirista na série “A vida moderna de Rocko”, que foi criada pelo consagrado produtor Joe Murray.

Em um determinado ponto da produção de Rocko, colegas de Hillenburg começaram a sugerir que ele criasse seu próprio seriado. No processo de criação dessa animação, o animador lembrou da sua experiência trabalhando como professor. O que mais ressoava na cabeça de Hillenburg era como as crianças do instituto ficavam fascinadas como criaturas marinhas como crustáceos, estrelas e esponjas. E daí surgiu Bob Esponja e a Fenda do Bíquini. “Eu queria criar uma cidade debaixo d’água onde os personagens se parecessem mais com humanos do que com peixes”, disse o criador do desenho.

Stephen Hillenburg deixa sua esposa, seu filho, sua mãe e seu irmão.

Miguel Moreira

23 anos, publiciotário, gamer desde os 4 anos de idade e consumidor voraz de cultura pop. Youtube e Netflix são minhas TVs.

%d blogueiros gostam disto: